- Área: 200 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:AL.MA Fotografia | Alexandra Marques
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consistiu na reabilitação de uma casa localizada no centro da cidade do Porto, com cave, 2 pisos, sótão e um pequeno logradouro. Nos pisos inferiores foi criada uma zona social interligada em open space, potenciando desta forma a interação entre os espaços e a disseminação de luz natural.
Todos os pisos são ligados por uma escada nova, que conecta os espaços, desde a porta da entrada até ao sótão.
Da pré-existência foi mantida a memória de um lanternim que iluminava o patamar do piso 1. Neste novo lanternim surgem 3 novas janelas que aproveitam a luz natural e encaminham-na para outros espaços no sótão. Ao nível da iluminação, optou-se por criar um sistema de luz indireta e minimal, integrado nos elementos da casa (paredes, armários, tetos) e desta forma, numa casa de reduzidas dimensões, conseguir-se uma iluminação geral oculta que faz realçar o espaço sem se acrescentar a este.
As paredes de granito originais foram colocadas à vista em alguns pontos específicos, revelando a centenária estrutura principal da casa. Todos os pavimentos dos pisos aéreos foram feitos com vigas de madeira tradicionais, cravadas nas paredes de granito, tal como a estrutura de madeira original da casa tinha sido construída.